quarta-feira, 29 de setembro de 2010

1997: Wilson adquire um Caio Alpha

Começando a postagem... achei em um jornal uma notícia de quando a empresa Wilson adquiriu um novo ônibus modelo Caio Alpha, chassi Mercedes-Benz OF-1620.
Vamos ao texto:

__________________________
RENOVAÇÃO
Wilson e Almeida ampliam frota com três novos ônibus


    A renovação constante da frota é uma preocupação permanente das empresas de transporte de passageiros da Paraíba. Seguindo esta diretriz, várias empresas desenvolvem um cronograma de aquisição de novos veículos, buscando assegurar a qualidade e segurança no serviço prestado.
    Dentro deste contexto cite-se o exemplo mais recente: As Empresas Wilson e Almeida. Elas colocaram, nesta semana, em circulação três novos e modernos ônibus, ampliando sua frota, a serviço da população do município de Bayeux.
    Os novos ônibus já estão circulando trazendo a novidade de um novo visual no padrão da pintura dos veículos que também se caracterizam pela modernidade de seu padrão: chassis Mercedes-Benz OF-1620, carroceria CAIO com maior capacidade de passageiros. Com essa nova aquisição, as empresas Wilson e Almeida comprovam o compromisso de melhor servir aos seus usuários do município.

    "O esforço dessas empresas na ampliação e renovação de sua frota demonstra a preocupação do setor em melhor atender aos seus usuários". A consideração é do Diretor da Empresa Viação Wilson, Adalberon Wilson.
Para ele "o usuário tem o direito a um serviço de qualidade e isso somente se consegue com a renovação da frota". "Nosso esforço tem esse objetivo e assegura a eficiência do transporte regular", enfatiza Adalberon.
    Segundo Adalberon, novos investimentos já estão assegurados no planejamento dessas empresas. "Já estamos em negociação para a aquisição de mais de três novos ônibus que estarão circulando no segundo semestre", informa ele.
    Os novos veículos que estão circulando e os que serão adquiridos no segundo semestre aumentam a frota e beneficiam, diretamente, a população usuária das localidades de Tambaí, Imaculada, Mário Andreazza, Aeroporto, Sesi e adjacências. Constituem um reforço ao transporte regular de passageiros.
 __________________________

Aqui vocês conferem a foto de quando ele foi entregue, ainda sem placa na hora da foto...
Carro 5513 da Wilson em 1997
E agora, vocês conferem a foto do mesmo carro, mas no ano que estamos: 2010. Ainda está em pleno funcionamento, fazendo nós busólogos paraibanos felizes por ver essas relíquias por aqui, mas torcendo que cheguem mais novos para melhor serviço prestado à população de Bayeux.
Carro 5513 da Wilson em Agosto de 2010
Abraços;
obrigado a todos pelas visitas e comentários deixados. Voltem sempre.
Até o próximo post.
.
.
Crédito da foto de 1997:
Acervo

Crédito da foto de Agosto de 2010:
Paulo Rafael Viana

domingo, 26 de setembro de 2010

Década de 90: Scania conquista mercado de urbanos

Olá amigos visitantes, bem-vindos a mais uma postagem.

Essa matéria que vou transcrever aqui eu achei em um jornal de Julho de 1990, trazendo um texto sobre o chassi Scania que fez sucesso nos anos 90. Vou transcrever aqui para vocês para melhor leitura.

Scania conquista o mercado de urbanos

    A Scania do Brasil está avançando no segmento de veículos pesados destinados ao transporte urbano de passageiros, com crescimento das vendas neste setor e aumento de sua participação no mercado, que deve atingir 6% este ano. No momento, a empresa está fornecendo 143 ônibus - 117 F 112 HL, 14 S 112 e 12 S 112 articulados - para quatro capitais brasileira (72 para Porto Alegre, 30 para Salvador, 26 para o Rio de Janeiro e 15 de Florianópolis).
    As 72 unidades de Porto Alegre (14 S 112 e 46 F 112 HL convencionais, com motor de 203 CV de potência de aspiração natural; e 12 S 112 articulados, com motor turboalimentado de 305 CV de potência), foram negociados através de fechamento de um grupo especial de consórcio, para sete empresas ligadas à Associação de Transportes de Porto Alegre (ATP). Os primeiros 28 ônibus (12 S 112 articulados e 14 S 112 com carrocerias Marcopolo "Torino", e 2 F 112, um encarroçado pela Caio e outro pela Ciferal), já foram entregues para a empresa Restingo Transportes Coletivos Ltda, e as demais unidades estão programadas para os próximos 24 meses.

    Até o final deste mês, a Scania estará entregando, também o lote de 30 unidades (F 112 HL com carroceria Ciferal), para a empresa Ogunjá, de Salvador, que serão utilizados em corredores especiais de transporte coletivo, recentemente instalados naquela cidade. E nos próximos meses, a empresa estará entregando os 26 ônibus (também F 112 HL, ainda sem carroceria definida) para duas empresas do Rio de Janeiro.

____________________________

Em João Pessoa, ainda restam algumas Scania nas empresas de Bayeux; mas também tivemos em todas as empresas urbanas tiveram, com exceção da Mandacaruense.
Aqui uma seqüência de 4 fotos; sendo a 1ª foto de um Scania Marcopolo Torino LN  da Trans. Nacional que não está mais entre nós no transporte urbano, já as outras 3 estão por aqui circulando.

Carro 0799 da Trans. Nacional fazendo a linha Mangabeira

Scania F-113 da Almeida ainda na ativa

Outro Scania F-113, sendo da Wilson

Scania F94 HB, um dos mais novos da empresa
E sábado, não percam. Estou produzindo com a contribuição de alguns amigos busólogos uma matéria sobre a trajetória do sistema de ônibus opcionais aqui por João Pessoa. Aguardem e não percam!
Abraços a todos, obrigado pelas visitas.

Crédito das fotos:
Paulo Rafael Viana

Crédito da matéria que foi transcrita:
Acervo

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Desvendando os boatos lançados sobre a Boa Viagem

Olá pessoal, bem-vindos e sintam-se livres por aqui.

Como alguns amigos meus sabem, eu estive na garagem da Santa Maria (Boa Viagem) há alguns dias atrás; e lá fui atrás de esclarecer sobre alguns boatos que ouvi falar "alí e alí"... lá o gerente Dr. Rogério me esclareceu, e vamos desvendando um por um...
E pra a postagem não ficar só no texto, entre alguns dos boatos colocarei algumas das fotos que tirei lá na garagem.

1º-> A Boa Viagem vai trazer trucados
Essa é falsa! Esclareceram lá dizendo que, no momento, não existe a necessidade de um carro alongado, trucado e muito menos articulado. A empresa não possui linhas lá de tããão alta demanda, e as que possui, ainda não tem o percusso bom e com infra-estrutura para carros maiores.
Nas linhas circulares (5110, 1510), o que tem por enquanto está dando conta, disse a empresa.
E em linhas como 501, 116, ainda não possui um bom caminho. Então por enquanto: nada de trucados ou alongados.

2º-> A Boa Viagem vai trazer articulados
Outra afirmação mais que falsa! Esse boato eu ouvi no dia da inauguração do Terminal de Integração do Colinas do Sul, lá no próprio Terminal... na hora que ouvi, eu jurava que era verdade e até me iludí com isso, mas com um tempo, vi que era invenção. O motivo de não vir é o mesmo motivo do esclarecimento acima, não há necessidade por enquanto, nem infra-estrutura para a linha que poderia precisar.

Marcopolo Viale e Caio Foz Super
Aaaahhhh, e um detalhe a mais que vale pra o boato sobre trucados e pra esse sobre articulados na SM (BV): Tudo indica que, caso comprem novos ônibus (independente do tamanho), certamente seriam chassi Mercedes-benz, então, fui na Concessionária Unidas do mesmo grupo e procurei saber disso. E lá eles também disseram que não tem nada disso vindo por aí.

Meus agradecimentos aqui pela boa receptividade que tive lá por parte do Fábio Santos, do setor de Relações Públicas; obrigado!

3º-> A Boa Viagem mudou de nome, agora é Santa Maria
Essa é verdadeira, confirmada por 3 pessoas da empresa, sendo 2 desses da 'alta cúpula' da empresa =)
Ouvi esse boato através de um cobrador da linha 1510, de que a empresa iria ter o nome "Santa Maria", no lugar de "Boa Viagem", permanecendo com a mesma pintura.

E na garagem, com um secretário e com o próprio Dr. Rogério, foi confirmado essa novidade. O secretário me informou que o nome iria mudar nos carros, mas não a pintura em geral porque o custo é alto, sem falar no tempo: 3 dias em média.
Já o busólogo Ricardo, que foi na garagem da TN juntamente com o Hermínio e Thiago Pessoa, disse em um comentário no meu FlogMe que lá na garagem da TN dissseram que o nome iria mudar em relação aos documentos, mas iam continuar usando o nome fantasia "Boa Viagem".
Vamos aguardar pra ter total certeza.

MBB OF-1417 Marcopolo Viale
4º-> O Grupo A. Candido comprou a Rodoviária Santa Rita
"Não estamos sabendo de nada em relação a isso", foi assim que disse o Dr. Rogério. Esse boato fiquei sabendo através de cobradores, que dessa vez foram 2.
A empresa Rodoviária Santa Rita atualmente está numa 'fase difícil' pra uma empresa que tinha vários carros novos na frota, muitos até com ar-condicionado, mas atualmente perde bastante por culpa dos transportes clandestinos (alternativo não existe, é um pseudônimo) que não são combatidos como deveriam ser.

Algo que não seria difícil de imaginar é que os A. Cândido comprassem a Santa Rita, mas até o momento, ninguém por lá na Santa Maria (Boa Viagem) está sabendo de nada em relação a isso, pois se houve mesmo uma compra, ainda não foi publicada nenhuma confirmação.
__________________________

Pronto, espero ter esclarecido aos que ouviram esses boatos também. Um abraço a todos e obrigado pela sua visita. Pra finalizar, fiquem de Induscar Apache Vip II:

Caio Induscar Apache Vip II
Crédito das fotos:
Paulo Rafael Viana

Informações & agradecimentos:
Empresa Boa Viagem
Concessionária Mercedes-Benz

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ônibus urbanos modificados para o jogo GTA-San Andreas

Olá pessoal, saudações a todos os visitantes e amigos do Blog.

Bom, quem me acompanha pelo FlogMe, viu que uma vez eu postei uma print de um Torino G7 que o pessoal do Blog GTA San Andreas Paraíba fez e adaptou para o jogo, com a pintura da empresa Boa Viagem até 2009.
Lá nesse Blog tem muitos outros MoD's para quem quiser acompanhar, e para alegria de nós busólogos, tem também ônibus: urbano e rodoviário.

Para você que joga o GTA-San Andreas pelo PC é ótimo, e se desejar baixar esses MoD's e outros mais, indico esse Blog que foi onde baixei esses: GTA San Andreas Paraíba.

Acompanhem aqui algumas das print's que eu tirei durante o jogo:

*Cliquem para ampliar*
Já imaginou dirigindo um desse?!
Articulado por dentro no GTA-SA do PC
Até no jogo há quem atrapalhe o momento das fotografias =D
Trucado e Viatura da PM da Paraíba
Induscar Vip II na Rodoviária Santa Rita?! Seria da hora...
Torino G7 alongado na antiga pintura da Boa Viagem
Para-choque desse quebrou porque eu infelizmente bati =/
Obrigado a todos pela visita.

Deixando claro: não foi eu quem fez os ônibus, eu baixei pronto do Blog GTA-SA Paraíba. Créditos deles e de outros Blog's que fizeram todo o processo de desenhar, adaptar, modificar, etc...

Estou preparando uma matéria que acredito que todos vão gostar, estou preparando o material; segredo :-x
Seria hoje, mas deu um probleminha por aqui, então está adiada até no máximo semana que vem (é o que pretendo se tudo ocorrer bem)

=D